Proposta Pedagógica

A finalidade da estruturação da nossa Proposta Pedagógica em consonância com o que preconiza a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) é promover a adequação dos conteúdos com a realidade e proporcionar a todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento da criança a possibilidade de crescimento intelectual e moral, de modo a contribuir metodologicamente com a base teórico-prática da convivência em seu grupo familiar e no meio em que se deve integrar e participar.

Tudo isso, seguindo uma única linha de trabalho voltada ao desenvolvimento das crianças (habilidades e capacidades), para que seja compreendida como pessoa em processo de desenvolvimento, portanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento.

O Centro Educacional Santo Agostinho se define como Escola Confessional Católica que pauta seu agir pedagógico na antropologia agostiniana, à luz do Evangelho de Jesus. Tem como ponto de partida os seguintes princípios:

I. Um modo de conceber o ser humano como:

  • Singular, dotado de inteligência e espiritualidade e, como tal, um ser de relações, aberto a Deus e ao outro, em cuja relação se completa; um ser, portanto, capaz de comunhão;
  • Ser em constante devir, ou seja, não nasce pronto, mas faz-se humano, em um processo contínuo e permanente de construir-se;
  • Ser vocacionado ao bem, somente alcançando sua realização na conquista e prática do mesmo.

II. Um modo de entender a educação como:

  • Meio de ajudar este ser a construir-se, a fazer-se homem/mulher, conhecer-se, descobrindo suas potencialidades e limites a fim de, em harmonia, desenvolver ao máximo os próprios dons;
  • Conquista e domínio de si, a ponto de ser consciente dos próprios atos, considerando neles o direito de ser respeitado e o dever de respeitar os outros e o meio, como fonte de vida para todos;
  • Instrumentalização para agir consciente e responsavelmente na sociedade a fim de influir na direção das relações desejadas.

OBJETIVOS:

  • Pensar- com autonomia, autoria, sensibilidade, coerência.
  • Fazer- agir com eficiência e ética (responsabilidade, honestidade, transparência)
  • Com Deus- reconhecendo-o como Criador e Salvador;
  • Consigo- Descobrindo suas potencialidades e buscando desenvolvê-las;
    Descobrindo, aceitando os próprios limites, como parte da singularidade e desafiando-os na busca de superá-los com realismo.
  • Com outros- acolhendo as diferenças, sendo solidário.
  • Utilizando responsavelmente os recursos naturais, de forma a preservar a vida do planeta.

A seleção e tratamento metodológico dados aos componentes curriculares visarão o alcance destes objetivos. A descrição dos mesmos será feita no Plano Escolar.